O Destino de Vésper
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Jogando um PbF

2 posters

Go down

Jogando um PbF Empty Jogando um PbF

Post  GM Sun 19 Jun 2011 - 18:43

Jogar em um fórum, evidentemente, é diferente do jogo ao vivo. Vou replicar aqui as partes relevantes de um "tutorial" preparado pelo nosso amigo Leandro há muuuuuito tempo atrás (Fevereiro de 2000) para o nosso PbEM na época. Nós jogávamos juntos em um PbEM de Vampiro e aproveitamos as principais regras de conduta para nosso jogo e elas funcionaram bem.

Bom, vamos ao q interessa:

Para os jogadores de RPG, o que eu vou dizer pode até parecer bem óbvio:
O Mestre cria a história e a ambientação, os jogadores interagem, tomam decisões e dizem ao mestre o que vão fazer e ele resolve as ações...

Tudo isso pode parecer simples numa mesa de jogo, mas quando passamos ao PbF, as coisas se complicam um pouco...

Pra iniciar a conversa vou salientar dois pontos importantíssimos:
1- O personagem não é onisciente! (eu já falei isso, mas repito, pois é comum os jogadores esquecerem disso e rolar um stress com o mestre...)
2- Nem todos tem o mesmo ritmo num PbF.

Entender esse segundo ponto é muito importante, pois há pessoas que entram na net o tempo todo e vão ficar ansiosos pra ver a resposta de suas ações (acreditem em mim, eu sei como é isso), enquanto outros só acessam de vez em quando.
O importante é respeitar o ritmo dos outros. Podem ter certeza que se estiver atrapalhando o bom andamento do jogo o mestre saberá o q fazer...

Outro ponto importante é avisar quando você ficar impossibilitado de acessar por algum tempo.

Próximo item:
NUNCA, eu repito NUNCA mandem flames (posts xingando os outros players ou seus respectivos parentes ou então q criem discussões inflamadas e intermináveis sobre assuntos não inerentes ao jogo) ou correntes.

mais um: O Assunto (Subject)
Adianto aqui que, em geral, eu irei iniciar os tópicos de jogo, mas caso queiram abrir tópicos de jogo peço para se aterem a algumas regras simples.

Os tópicos são compostos no padrão "[Ano/Estação - Localização] Personagens Envolvidos" (sem as aspas)

Mas por que essa frescurada de subject padronizado?
Bom, o tempo passa e os motivos mudam! Queremos tópicos padronizados pois assim podemos organizar as mensagens por tópico, dentro do fórum de jogo e localizar facilmente as threads relativas a um personagem específico e ler sua história linearmente.

Isso e o fato do mestre do jogo ter TOC e realmente detestar mensagens com o tópico bagunçado.

Comportamento qnto a PCs (ou PJs- personagens jogadores)

Não tem jeito, por mais q seja chato, não se pode tentar "adivinhar" as ações de outro jogador, desse modo, é necessario, sempre q vc tome uma atitude q exija a ação de outro, que você espere pela resposta deste outro e é isso q torna o PbF mais lento que um jogo de mesa (principalmente diálogos)...

Comportamento qnto a NPCs (ou PNJs- personagens nao jogadores)

Se você estiver lidando com um npc sem muita importância ou no que seja uma ação corriqueira assuma as reações mais prováveis destes, escreva o próprio diálogo e siga adiante... (Exemplo: Nobres, não percam tempo precioso perguntando ao mestre se o guarda o saudou direito, depois se a cozinheira o serviu com presteza ou não, simplesmente escrevam tais fatos em seus posts- se algo extraordinário for acontecer o mestre intervirá). Caso os npcs sejam importantes e o diálogo em questão imprevisível, esperem pela resposta do mestre

O NRPG:

O NRPG é um recurso útil pra se fazer coisas extra-jogo, mas deve-se evitar nrpgs muito grandes ou q atrapalhem o entendimento do jogo... portanto usem-no no início ou ao final do post.

Exemplo:

RPG:
(...)
Kerander Shinemoon pega sua espada e fatia o seu inimigo em pedacinhos

NRPG:
Mais ou menos q nem o Mengão fez com o São Paulo
Mengão 5 X 2 São Paulo

[]s e Saudacoes Rubro-Negras!

Leandro Ferreira
Inadivertidamente, aqui o Leandro acabou incorrendo em outro erro já descrito. A mensagem foi um evidente "Flame Bait": Uma isca para uma discussão desnecessária e de onde nada de bom sairia, mas não deixa de ser um bom exemplo de RPG vs. NRPG

Por último mas não menos importante: o PVT

O pvt é um recurso que deve ser utilizado quando as ações são realmente secretas... cabe ao jogador e ao mestre decidirem quando ele se faz necessário.
Para mandar um PVT, utilize o recurso de Private Message:
Clique no nome do usuário que você deseja contactar (geralmente o mestre, EnderBR - não tentem contactar as Parcae, mas o recurso pode ser utilizado com qualquer jogador), no perfil que aparece selecione a aba de Contact e lá estará o botão de Private Message.

Peço que antes de abrir um PVT pensem bem, posto que se todos postarem sempre em PVT o jogo não vai ter muita graça para os outros, que só irão tomar conhecimento das próprias ações. O PVT é um recurso para quando existem vários jogadores na mesma cena e um jogador deseja manter suas ações em segredo.
GM
GM
Magister Ludi


Back to top Go down

Jogando um PbF Empty Re: Jogando um PbF

Post  Silvia Mon 20 Jun 2011 - 12:19

EnderBR wrote:

Próximo item:
NUNCA, eu repito NUNCA mandem flames (posts xingando os outros players ou seus respectivos parentes ou então q criem discussões inflamadas e intermináveis sobre assuntos não inerentes ao jogo) ou correntes.

Mas por que essa frescurada de subject padronizado?
Bom, o tempo passa e os motivos mudam! Queremos tópicos padronizados pois assim podemos organizar as mensagens por tópico, dentro do fórum de jogo e localizar facilmente as threads relativas a um personagem específico e ler sua história linearmente.

Isso e o fato do mestre do jogo ter TOC e realmente detestar mensagens com o tópico bagunçado.


Aproveitando...

Eu iria agradecer muito se seu TOC fosse destestar a casa bagunçada também.

É flame quando a gente "reclama" do marido? =P

Beijos!

Silvia


Back to top Go down

Jogando um PbF Empty Re: Jogando um PbF

Post  GM Mon 20 Jun 2011 - 15:50

É flame quando a gente "reclama" do marido? =P

Só quando ele é GM... mas você é imune a isso não é darling? =)
Vou abrir os tópicos de regra para postagem pelos jogadores. Seu comentário me fez lembrar que as pessoas podem ter dúvidas em relação às regras e aqui é o melhor lugar para que elas sejam esclarecidas!
GM
GM
Magister Ludi


Back to top Go down

Jogando um PbF Empty Re: Jogando um PbF

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum